A corretora de iates europeia MYSEA anunciou a primeira venda do eco-catamarã AQUON One – um iate elétrico solar alimentado pelo sol e células de combustível de hidrogênio com acomodações luxuosas para oito a dez passageiros sem quaisquer emissões.
+ O que são Hidrofólios e como funcionam
+ Vídeo: Caminhão com tintas e vernizes capota em alta velocidade e explode
+ World of Warships: Legends recebe atualização de abril
A AQUON é uma construtora de iates focada na sustentabilidade fundada na Swiss Sustainable Yachts AG, com sede em Zurique.
A empresa afirma que combina engenharia de qualidade suíça, experiência em arquitetura naval espanhola e design italiano para oferecer uma nova geração de iates conectados, orientados para o futuro e, o mais importante, sustentáveis no mar.
+ Nave espacial dos mares: conheça iate inspirado em jato particular futurístico
+ Iate Indah tem 120 metros e espaço de lazer que se expande como cauda de pássaro
+ Ludmilla posa em iate de luxo para revelar parceria com marca de moda
O espírito da jovem empresa começa com seu primeiro iate de emissão zero, o AQUON One, movido a energia solar. É descrito por sua equipe de design no site da AQUON da seguinte forma:
Um catamarã de design inteligente que redefine o iate premium. Oferece um estilo de vida independente de luxo sustentável, alimentado por hidrogênio verde e energia solar.
O nome AQUON simboliza esta tecnologia de ponta e faz referência a este poderoso luxo de água limpa.
Já cobrimos catamarãs elétricos solares antes, mas a equipe da AQUON desenvolveu um sistema exclusivo a bordo da embarcação que pode passar dias no mar sem reabastecer e pode oferecer alcance ilimitado sem qualquer dependência de combustível.
Iates movidos a hidrogênio e a energia solar podem ser o futuro no mar
Com a primeira venda do AQUON One, seus fabricantes procuram estabelecer um novo padrão para embarcações marítimas de luxo ecologicamente corretas, e podem simplesmente fazê-lo. Ao contrário de muitos dos iates que utilizam painéis solares para ajudar a alimentar motores elétricos, o AQUON também adicionou células de combustível de hidrogênio para energia limpa adicional e armazenamento de energia a longo prazo.
O iate possui 64 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos em seu teto que ajudam a carregar baterias de íon-lítio a bordo que oferecem armazenamento de eletricidade de curto prazo usado para propulsão e uso de energia a bordo. O excesso de energia solar é então usado para converter a água do mar dessalinizada em gás hidrogênio. O gás é então comprimido a 300 bar e armazenado em tanques de carbono a bordo.
As células de combustível convertem o hidrogênio de volta em eletricidade sempre que a energia é necessária para impulsionar dois motores elétricos e fornecer energia adicional aos passageiros a bordo. As únicas emissões são água pura e calor térmico, que são usados para fornecer água quente a bordo e aquecer as cabines.
O resultado é um iate elétrico de hidrogênio com emissão zero que pode usar seu próprio terreno para criar mais combustível para si mesmo, oferecendo assim a perspectiva de alcance ilimitado (enquanto navega a 4-6 nós com luz solar suficiente). Sem reabastecer, o AQUON One ainda pode viajar no mar por até três dias por vez.
Quando o iate não está tentando economizar tanta energia no mar, pode atingir uma velocidade de cruzeiro de 8 nós (9,2 mph) e uma velocidade máxima de 16 nós (18,4 mph).
Faça um tour virtual pelo AQUON One!
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!